quinta-feira, 30 de julho de 2009

Os espaços expectantes não podem ficar ao abandono!

Infelizmente, uma das imagens que marcam quem passa pela nossa freguesia são as dezenas de espaços que esperam que lhes seja dado algum uso – os chamados espaços expectantes. No entanto, um mínimo de manutenção e limpeza é exigido, ainda para mais quando esses espaços estão junto das habitações e são utilizados pelos moradores, seja como “parque de estacionamento”, seja como “parque infantil” improvisados.

Um desses espaços é o que se encontra na Rua Duarte Lopes, no Bairro das Amendoeiras. Falando-se há anos da possibilidade de ali ser instalado um equipamento social, o que é certo é que os anos vão passando e o espaço tem sido utilizado ora como parque de estacionamento desregrado, ora como parque infantil para as crianças daqueles lotes mais próximos que não têm outra solução de entretenimento.

Quem usa aquele espaço constata o grau de abandono a que o mesmo foi votado. O lixo acumula-se durante largos meses e a limpeza das ervas só ocorre quando já estamos perante um matagal ou quando há algum incêndio decorrente do lixo acumulado.

A situação tem vindo a agravar-se nos últimos meses com o depósito de entulho vindo não se sabe de onde. A situação que se pode constatar no vídeo abaixo é só mais um exemplo da falta de manutenção e limpeza do espaço público, apanágio desta Junta de Freguesia PS/PSD.

A Rua Duarte Lopes dista pouco mais de 50m da Av. Dr. Augusto Castro. A manutenção do espaço verde daquela avenida é, como se pode ver, uma excepção que confirma a regra. Como se costuma dizer, é uma obra para “inglês ver”. Mas o que o Marvilense vê e sente é o lixo acumulado à sua porta.

1 comentário:

DL disse...

Aqui nas Torres do Feira Nova na Bela Vista é igual. No interior, junto à entrada do centro comercial, há muitas vezes lixo, e cheiros menos próprios. No lado de fora, junto à Av da Ucrânia, há lixo nesses terrenos.
Tanto num caso como noutro não são os moradores que sujam.