quinta-feira, 1 de outubro de 2009

António Costa não “fez o cumprimento da palavra dada”.

No passado dia 24 de Setembro, António Costa – não sabemos se como candidato, se como Presidente - irrompeu pelo Bairro do Condado com um bulldozer e uma marreta. E o Presidente da Junta e a Vereadora Helena Roseta e a Vereadora Ana Sara Brito. E mais umas dezenas de figuras ilustres que pela primeira vez irromperam pelo Bairro e logo para “inaugurar” uma demolição. Todos com reluzentes capacetes de protecção. Desnecessários como se veio a comprovar.

Como disse a Vereadora Ana Sara Brito, António Costa “fez o cumprimento da palavra dada” e deu duas ou três marretadas na parede. A “inauguração” teve aí o seu ponto alto. Ponto alto, porque a partir daí foi sempre a descer. E a descer porquê? Porque, segundo alguns moradores, o bulldozer que irrompeu no Bairro do Condado, foi removido logo na madrugada seguinte, pelas 4h. E porque seria difícil demolir as bandas ainda com moradores não realojados, rezam as crónicas que um morador foi convidado a colocar folhas de jornais nas janelas para dar um ar de abandono. Como se o Bairro e aquela gente não tivesse sido já abandonada nos últimos quatro anos!

A demolição do chamado “corredor da morte” é uma reivindicação antiga dos moradores e da CDU. Mas tal objectivo não poderia servir de desculpa para desprezar a gente daquelas bandas. É que nem sempre foi um “corredor da morte”. Enquanto a CDU esteve na Junta de Freguesia, a par da reivindicação da demolição das bandas, foi desenvolvido um trabalho conjunto com aquela população no sentido de a situação não se agravar, apoiando e dinamizando o seu movimento associativo.

Quem vem agora inaugurar a demolição das bandas são aqueles que ajudaram a demolir a esperança de uma vida melhor, deixando de apoiar o trabalho social ali desenvolvido.

PS: Saberá o Candidato António Costa que o Presidente António Costa mandou retirar o bulldozer?

Demolição do “Corredor da Morte” from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

2 comentários:

DL disse...

Isso é tipico dos socialistas. Vivem da política do "soundbite". é preciso denunciá-los sempre.

Se o Dr. Sérgio Martins for eleito, espero que dê também alguma atenção à limpeza do complexo habitacional da bela vista. Infelizmente, devido a presença do centro comercial Feira Nova, muita gente passa por aqui e suja os espaços à volta. Espero que tenha isso em atenção.

Anónimo disse...

Sérgio, no dia 03/10/2009 ganhou pelo menos 1 voto, por causa do tempo e da explicção que deu junto do café "A Paragem", só pelo facto de ouvir um pouco os jovens que ali se encontravam e que se sentem, como viu, revoltados com a situação do "Corredor da Morte". Se nós vivemos num corredor da morte, foi porque o "sistema" assim nos condenou sem direito a defesa, mas nós moradores, como vivemos num pais cheio de injustiças ficamos a espera da hora da morte. Mas afinal o grande culpado é o Zé Povinho... Cumps