terça-feira, 6 de outubro de 2009

Azinhaga dos Alfinetes. A nossa solução.

Quem acompanhar regularmente o nosso blogue poderá estranhar o facto de numa freguesia geograficamente tão abrangente nos debruçarmos com acuidade sobre um local tão pouco "discutido" como a Azinhaga dos Alfinetes. Porque Marvila, infelizmente, é profícua em espaços públicos abandonados, escolhemos um local que fosse um exemplo paradigmático desse abandono e que, ao mesmo tempo, espelhasse a forma de trabalhar da CDU, em contraponto à forma de trabalhar do actual executivo PS/PSD.
-
Consta do nosso programa eleitoral a construção da Biblioteca e da Casa da Escrita José Gomes Ferreira. Como se poderá ver e ouvir aqui, está prevista, já desde o mandato anterior, a instalação destes dois equipamentos na Azinhaga dos Alfinetes, nomeadamente no Palácio da Quinta das Fontes, tendo chegado mesmo a existir uma apresentação pública do projecto em colaboração com a Câmara Municipal.
-
Para o actual executivo PS/PSD, o projecto não foi prioritário. Não foi prioritária a recuperação do espaço público e a promoção do mobilidade do peão. Não foi prioritária a instalação de um equipamento cultural na freguesia. Não foi prioritária a instalação de uma nova biblioteca que substituisse a Biblioteca do Vale Fundão, entretanto encerrada. Não foi prioritária a recuperação do património de Marvila. Para o actual executivo, o futuro de Marvila não foi uma prioridade.
-
Por isso, para uma Marvila com Futuro, no próximo domingo, vota CDU.

4 comentários:

Anónimo disse...

Aqui fica um LINK para um outro vídeo - trabalho de alunos da Escola Afonso Domingues - que, entre outros, poderá ter a função (que agora lhes a dar)de aqui denunciar o abandono que o IGESPAR, a CML, a Junta de Freguesia de Marvila, entres outras entidades responsáveis, têm votado o património da cidade de Lisboa e de Marvila que, na maior parte dos casos(pasme-se!), está a conduzir à sua própria ruína.

Os jovens agradecem!...

Veja aqui

Anónimo disse...

Era de supor que um jovem tivesse outra abertura. Não. Apenas a velha demagogia.
Não me diga que esse património se detiorou recentemente.
E sabe a data do video?

Anónimo disse...

VEja a data do trabalho e tire as suas conclusões.
Não me diga que este "abandono" tem 4 anos?!

CDU Marvila disse...

Caro Anónimo

O "jovem" candidato ainda é do tempo em que íamos ao "campo da CP" ver o futebol e depois subíamos a Azinhaga dos Alfinetes para ir comer uma bifana à colectividade "Azinhagas". O jovem candidato sabe do que fala e tem memória dos tempos difíceis do Bairro Chinês. Só não tem memória de um executivo que tenha abandonado a freguesia. Até 2005, antes de PS e PSD se coligarem em Marvila, o Palácio da Quinta das Fontes tinha uma esperança. Tinha uma esperança de ser recuperado como a Casa da Escrita José Gomes Ferreira. Passados 4 anos é o que se vê. Não obstante o projecto de recuperação, a Junta de Freguesia CDU sempre ajudou a manter minimamente funcional aquele património, possibilitando que o Azinhagas mantivesse a sua actividade enquanto colectividade recreativa. O actual executivo nem avançou com o projecto, nem possibilitou que o Azinhagas pudesse continuar com a sua sede, o que levou à sua extinção. Resultado: um exemplo paradigmático de como o actual executivo abandonou Marvila, mesmo ali na fronteira de Marvila Velha com os novos bairros sociais. Degradação do espaço público. Degradação do património. Desinvestimento na educação e na cultura. Abandono do Movimento Associativo. Degradação da qualidade de vida dos Marvilenses.

Sérgio Silva